22 de novembro de 2011

Temperança: uma virtude!

A PAZ DE CRISTO A TODOS!

NO PENÚLTIMO ENCONTRO DO PERSEVERANÇA SURGIU UM QUESTIONAMENTO A CERCA DO SIGNIFICADO DO TERMO "TEMPERANÇA". E FRENTE AO MOMENTO EM QUE A IGREJA VIVE A ESPERA DA VINDA DO NOSSO SENHOR À TERRA PRECISAMOS CONHECER E VIVER ESTA VIRTUDE!

VAMOS CONHECÊ-LA JUNTOS??? 

Gostaria de falar esta semana sobre a virtude da temperança.

A temperança é uma virtude não muito conhecida nos dias de hoje, no entanto, é de capital  importância, pois é a virtude responsável por moderar o uso do prazer lícito.

Quem de nós não se perde no uso dos prazeres terrenos? Quem de nós consegue ser regrado em tudo?

Como vocês já devem ter percebido, todos nós temos um mecanismo interior chamado "compensação":
- trabalhamos, por exemplo, muito ao longo de uma manhã e, em compensação, na hora do almoço exageramos na comida;
- ficamos um dia suportando uma pessoa chata e, em compensação, ao chegar a casa no final do dia, ficamos ouvindo música ou assistindo televisão até a exaustação;
- fazemos um esforço para não comer chocolate durante a semana e, em compensação, no final de semana, comemos chocolate até não poder mais, etc, etc.

Alguém poderia perguntar: mas qual é o problema de nos perdermos no uso dos prazeres terrenos, qual é o problema de não sermos regrados em tudo, qual é o problema de nos deixarmos levar pelos mecanismos de compensação?

17 de novembro de 2011

CHARGE

"Para os homens isto é impossível, mas para Deus Tudo é Possível" Mt 19, 26.

15 de novembro de 2011

BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS


Brincadeira: Os perseverantes formaram uma fila em frente a "amarelinha", a qual tem o objetivo de chegar ao CÉU! E para conseguir o objetivo de alcançar o Reino dos Céus, eles deveriam dizer uma frase ou uma palavra  com a inicial do seu nome, e só então prossseguir! Parece fácil? Mas não é! O encontro ficou bastante divertido e dinâmico! Recomendo!
A paz de Cristo a todos e o Amor de Maria!

10 de novembro de 2011

Não tenho tempo!

Muitas pessoas se dizem "sem tempo para nada!". Você concorda que os pais brincam cada vez menos com seus filhos, se dedicam menos a educação deles e que os filhos já crescidos pouco prestam atenção aos seus pais??? Os que envelhecem, guardam a doce lembrança de uma época na qual as pessoas eram menos mecanizadas!!!


NÃO TENHO TEMPO!

O Eclesiastes é um interessante livro bíblico, do Antigo Testamento. Seu nome vem do grego e significa: o homem da assembléia; aquele que toma a palavra na sinagoga. Escrito em hebraico pelo ano 250 aC, esse livro comprova a influência da cultura grega na Judéia. Um tema atravessa, de modo especial, todos os seus capítulos: a precariedade das ocupações humanas. Tudo é “vaidade”, ou seja, tudo é neblina, fumaça e ilusão. Pessimista? Diria que não. Seu autor, um sábio ancião, quer instruir os jovens a viver com realismo e seriedade. É o que se conclui, por exemplo, com suas observações sobre o desenrolar do tempo: “Tudo tem seu tempo, há um momento oportuno para cada empreendimento debaixo do céu. Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher a planta (...); tempo de chorar e tempo de rir” (Ecle 3, 1-2.4). A partir de suas observações, faço as minhas.

Um dia, quando se escrever um livro sobre o nosso século, talvez se escolha como título: “A época dos homens sem tempo”. Afinal, nenhuma justificativa é tão usada como a da falta de tempo. Ninguém tem tempo. Nem os adultos (no telefone, depois de não ter ido à reunião: “Pois é, infelizmente não tive tempo...”), nem os jovens (ao professor na Faculdade: “Por que ainda não entreguei o trabalho? Tempo, falta de tempo!...”) e até as crianças (à mãe, que pede ao filho para fazer um serviço: “Ah! Mãe, logo agora que não tenho tempo?”).

8 de novembro de 2011

Curiosidades Bíblicas

*Menor capítulo da Bíblia é o Salmo 117.

* Maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119.

* Capítulo que está no centro da Bíblia é o Salmo 118.

* Fato: Há 590 capítulos antes do Salmo 118.

* Há 594 capítulos depois do Salmo 118.

* Some esses números e temos 1188.

* Qual o verso central da Bíblia? o Salmo 1188. Este verso fala algo acerca da perfeita vontade de Deus para as nossas vidas.

* Salmo 118,8: "É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens."

do Livro da Família/2007

fonte: http://catequesecasaforte.blogspot.com/2009/09/curiosidades-biblica.html

Te pedimos Senhor...


(clique na imagem para ampliá-la)

2 de novembro de 2011

FAMÍLIA

'...Família é para ser lugar da bênção, da graça de Deus. Dimensão para o crescimento físico, psíquico, afetivo e espiritual do ser humano. Espiritualmente a família tem sido lugar de quê? Quem sabe muitos pais serão cobrados disso, do dia em que, diante do padre, da família e dos amigos, juraram que iriam acolher com amor os filhos que Deus lhes confiasse, educando na Lei de Cristo e da Igreja. E hoje o filho está longe de Deus. Por que será? Porque não teve essa mesma preocupação do crescimento espiritual. E sabe por quê? Porque ninguém dá aquilo que não tem. Como dar amor, se não temos amor?
Padre Léo.

E por falar em FAMÍLIA vamos deixar mais um vídeo para você ouvir!!!
Fiquem com DEUS! =]

1 de novembro de 2011

A Bíblia: um diário de leitura

Luiz Paulo Horta (FOTO) pertence à Academia Brasileira de Música e à Academia Brasileira de Arte. É membro do Conselho de Desenvolvimento da PUC-RJ e da Comissão Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Estará lançando o livro A Bíblia: um diário de leitura próximo dia 08-11 no Rio de Janeiro, que a partir de amanhã (02/11/11) já estará nas bancas. O livro é resultado de um grupo de estudos que se reuniu por dez anos na casa do jornalista e acadêmico.

Em entrevista ao site www.amaivos.com.br, ele disse que:

A leitura da Bíblia é uma das aventuras mais fascinantes que eu conheço, até para quem não está muito certo das suas crenças. É mais que um livro: é uma experiência de vida, um desafio intelectual, é uma fonte de renovação interior. O que espanta é que, no nosso meio católico, a gente tenha levado tanto tempo para descobrir isso. Agora descobrimos – antes tarde do que nunca.
Leia toda a entrevista clicando aqui.